//Gestores Municipais de Assistência Social discutem os desafios do desfinanciamento do SUAS

Gestores Municipais de Assistência Social discutem os desafios do desfinanciamento do SUAS

Gestores em assistência social de quase todos os municípios paraibanos se reuniram nesta quinta-feira (2), durante o I Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba, para discutir os desafios do desfinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e defender recursos ordinários junto ao orçamento da União. O encontro, que tem continuidade nesta sexta-feira (3), acontece  em João Pessoa, no Hotel Aram Beach e Convencion. A iniciativa para realização do Fórum é do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, na Paraíba, (Coegemas-PB).

Para a presidente do Coegemas-PB, Keiles Lucena de Macedo, o I Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba tem o objetivo de discutir as ações e desafios da assistência social nos municípios e de pautar o direito ao orçamento fixo. “Discutimos as principais questões envolvendo a assistência social no nosso estado e no Brasil. Agradecemos a Famup, em nome de George Coelho e Pedro Dantas, pelo apoio de sempre. Estamos há nove anos construindo essa luta em defesa da assistência social com respeito e compromisso no que faz”, destacou.

O presidente da Famup, George Coelho, reafirmou o apoio às causas do SUAS e destacou que é preciso mobilização para garantir, junto ao Governo Federal, um orçamento fixo para as ações de assistência nos municípios. “Vamos defender o 1% para a assistência social no Congresso, junto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A gente precisa fazer, urgentemente, essa defesa e faremos com toda parte técnica e política”, afirmou.

O presidente do Congemas, Elias Oliveira, parabenizou o Coegemas-PB pela realização do Fórum e disse que o Nordeste tem mostrado como se constrói uma resistência no Brasil, principalmente na área da assistência social. “Esse é um espaço de luta e estamos aqui para reafirmar nosso apoio a defesa da assistência social. Temos enfrentado momentos difíceis, sobretudo em relação ao Auxílio Brasil. Nossa luta é grande e espaços como esse nos fortalecem para continuar”, disse.

A deputada Estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Cida Ramos, defendeu mudanças urgentes na assistência social, destacando que a fome no Brasil aumenta a cada dia. “A assistência social prévia ser política pública com financiamento e regras e não política para pobres. Esse encontro é importante para debatermos essa situação. É hora de reagirmos e mudar essa realidade”, defendeu.

Representando o secretário de Estado de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, a diretora de Assistência Social, Francisca Vieira, parabenizou pela realização do Fórum e disse que é preciso garantir o funcionamento das políticas de assistência social nos municípios. “Momentos como essa são importantes para o fortalecimento da assistência social no Brasil. É preciso que as políticas sociais sejam ampliadas, mas com garantias de recursos. Essa é uma pauta que precisamos defender é isso foi feito aqui”, observou.

Debates – Na quinta-feira, os participantes debateram sobre as reflexões na atualidade para gestão da Política de Assistência Social nos municípios PEC SUAS 383/17, Portaria 2.362/19 e as incertezas do Auxílio Brasil. Como expositores estarão: Elias de Sousa Oliveira, presidente do Coegemas; Márcia Lopes, da Coordenação da Frante Nacional em Defesa do SUAS; e Alzenira Alexandrino, secretária do Coegemas-PB.

Ainda nesta quinta, foi discutido o Portal Assistência Social nos municípios como ferramenta de gestão para avaliar e monitorar as proteções e desproteções sociais, considerando o financiamento, subfinanciamento, desfinanciamento da Política de Assistência Social. Como debatedores estarão: Denise Ratmann Colin, Assistente Social do Ministério Público do Estado da Paraná; Elias de Sousa Oliveira, presidente do Coegemas; e Sofia Ulises, da Secretaria Executiva do Coegemas-PB.